quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Trekking

A palavra trekking nos remete a caminhar, trilhar, andar. A mais remota e conhecida forma de deslocamento desde que o homem ascendeu a qualidade de bípede. A caminhada em si não faz sentido a não ser que esteja acompanhada de alguma motivação, seja ela física ou psíquica. Podemos ir mais longe e dizer que o ato de caminhar pôr si também pode transcender estas questões e ser uma forma de relaxamento, prazer, convívio com a natureza ou consigo mesmo.

Sendo uma atividade que pode ser praticada pôr qualquer pessoa em qualquer idade (ressalvo feito aqueles que estão há muito tempo sedentários), o trekking é muito acessível financeiramente e muito seguro do ponto de vista físico.

O trekking é um dos esportes que mais crescem no Brasil e no mundo devido a sua simplicidade. No Brasil ele é ainda mais incentivado já que o país tem belíssimas paisagens e muito chão para quem não tem medo de uma boa caminhada. Os praticantes são aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. A palavra trek vem da língua africâner. Ela era usada no início do século XIX, pelos primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.

O verbo trekken significava migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física.
Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelo exploradores em direção ao interior do continente, na busca da nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.

Há três tipos de trekking: o "independente", quando o aventureiro viaja sozinho e organiza toda a expedição; o organizado, a viagem acontece em grupo rumo a uma região de difícil acesso; e o assistido, que conta com a assistência de carregadores, guias e outros serviços contratados durante a expedição.

A preparação é fundamental antes de sair caminhando por aí. Um mapa ou uma planta topográfica da região podem dar todas as informações sobre o terreno. Assim pode-se saber com antecedência os equipamentos necessários e os cuidados a serem tomados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário